Data Science

A revolução computacional ocorrida na década de 90 trouxe uma grande mudança na capacidade de criação e armazenamento de dados. Um grande exemplo disso foi a mudança que tivemos de aparelhos de armazenamento, em poucos anos passamos de disquetes para nuvem que permitem o armazenamento de terabytes. Te convido a pensarmos juntos a quantidade de planilhas criadas, vídeos e músicas reproduzidas, fotos postadas, mensagens enviadas e pesquisas feitas diariamente. Apesar de não conseguirmos chegar em um número exato, certamente podemos pensar em um número de grande escala. Nos últimos 2 anos foram gerados cerca de 90% dos dados existentes hoje e a tendência é que esse número cresça de maneira exponencial nos próximos anos. Sendo assim, as empresas vêm se inserindo em um movimento que busca tirar proveito das informações fornecidas por esses dados.

Diante dessa nova realidade surge o conceito de Data Science (Ciência de Dados, em português), que é ideal para que todos os setores de um negócio tenham conhecimento das respostas que podem melhorar seu empreendimento. Sendo apontada como a profissão do futuro, o cientista de dados é responsável por estudar de maneira disciplinada os dados e informações que são relacionados ao negócio em questão e todas as visões sobre um determinado assunto. De maneira simples, a Data Science é um conjunto de métodos e práticas que possibilita o trabalho com dados.

 “Em um nível mais elevado, data science é um conjunto de princípios fundamentais que norteiam a extração de conhecimento a partir de dados. O objetivo primordial é o aprimoramento da tomada de decisão, uma vez que isso geralmente é de interesse direto para os negócios.” FAWCET e PROVOST

Aqui vale ressaltar que deve-se ter um cuidado especial para que não haja confusão desse termo com outros como Big Data, Redes Neurais Artificiais, Machine Learning e Data Mining. (Está na dúvida sobre o que são esses termos? Confere os posts anteriores que a gente contou tudo!)

Diferente das análises estatísticas e da ciência da computação, na Data Science os métodos aplicados aos dados usam princípios científicos. Com esses princípios, busca-se entender o processo de captura, transformação, geração e análise dos dados obtidos com o auxílio de novas tecnologias. Os cientistas de dados procuram usar as informações para tomar decisões e fazer previsões a longo prazo, não apenas interpretar os números fornecidos. Dessa maneira, busca-se solucionar problemas e, com isso, melhorar o desempenho dos processos e os lucros da empresa.

Por fim, podemos afirmar que diversas áreas de uma empresa podem se beneficiar do Data Science, como por exemplo as áreas de marketing, RH e vendas que aproveitam as informações em campanhas publicitárias.

Gostou do tema e quer conversar mais?
Entra em contato com a gente. Será um prazer!

Fique por dentro de todos os nossos conteúdos nos acompanhando nas redes sociais!

LinkedIn

Instagram