Transformação Digital, Digitização e Digitalização.

Atualmente muito se fala em Transformação Digital, Digitização e Digitalização, mas será que esses termos são equivalentes?

Com a tecnologia cada vez mais presente na realidade das empresas surgem termos para descrever as mudanças que estão ocorrendo, contudo, muitas vezes, tais termos não são entendidos da maneira correta e acabam sendo empregados de maneira errônea por quem não é da área de TI. Existem diferenças significativas acerca do que cada uma dessas palavras representa de transformação dentro das instituições e, portanto, devem ser empregadas com bastante cuidado já que erros podem gerar frustrações em relação ao resultado esperado.

O que é digitização?

O termo Digitização vem do inglês Digitization e não se refere a um processo recente, muito pelo contrário, ele já vem ocorrendo desde a década de 1960. Trata-se da criação de uma representação digital de processos físicos já usados na organização, ou seja, transformar dados processados em papel para dados processados de maneira digital.

Um bom exemplo para entender a Digitização é o sistema de faturas de cartões de crédito. Antigamente estas eram impressas, colocadas em um envelope e enviadas pelo correio. Porém atualmente são disponibilizados em formato PDF no e-mail do usuário.

Um estudo do MIT constatou um aumento de 16% na receita média líquida de empresas que aumentaram a excelência operacional e a experiência do cliente por meio da adoção desse mecanismo.

O que é digitalização?

A digitalização também não é algo que surgiu recentemente já que começou a ser usada em escala global durante as décadas de 1980 e 1990. Além disso, é preciso que a digitização ocorra anteriormente para ser implementada. Este termo refere-se às mudanças que aplicam tecnologias digitais como meio de simplificar, melhorar e automatizar processos de negócio ou operações. Seu principal objetivo é tornar o trabalho mais eficiente e ágil, melhorando assim, a produtividade e reduzindo os custos. Dessa maneira, usar a digitalização precisa trazer benefícios a empresa, entretanto não transforma os processos e a cultura usada na organização.

Os bancos vêm usando processos de digitalização como uma forma de traçar a jornada dos clientes, com o auxílio de robôs, para que a experiência do cliente seja melhorada e erros sejam minimizados.

Vale ressaltar que melhorar seu site, ampliar seu e-commerce ou investir em maior presença em redes sociais são caracterizados como uma boa estrutura de marketing digital, mas não configuram o uso de digitalização. Não confunda!

O que é transformação digital?

Por outro lado, a transformação digital vem se tornando uma realidade nas empresas de maneira mais ampla há poucos anos e precisa da digitalização para ocorrer. Refere-se ao fornecimento de ferramentas que auxiliam a tomada de decisões de maneira mais automática e objetiva a partir de informações digitalizadas para que os processos se tornem mais dinâmicos e se movam na velocidade do mercado. Contudo, é necessário que a mudança ocorra de maneira ampla na empresa e que as pessoas sejam envolvidas nela, pois sem essa aliança a transformação digital não funcionará. Esse processo requer uma adoção muito mais ampla de tecnologia, uma mudança cultural na empresa, capacitação de funcionários e mudanças centradas nos clientes.

A transformação digital é sustentada no uso de dados e na extração de informações fornecida por eles  mediante o uso de tecnologia. Baseia-se em elementos como Big Data, Cibersegurança, Blockchain, IoT (internet of things), Inteligência Artificial, Dados em nuvem e Manufatura Aditiva.

Apesar de serem termos muito parecidos apresentam significados distintos e devemos ficar atentos para não nos equivocarmos ao usá-los. São tecnologias dependentes e que permitem o avanço produtivo e financeiro de uma empresa.

A Optive busca trazer a Transformação Digital para a realidade de empresas de diversos setores da indústria.

Vamos conversar??

Não se esqueça que semana que vem tem mais conteúdo por aqui!!

Não acompanha a gente nas redes sociais? Clique nos botões abaixo e não perca nada!

Instagram

LinkedIn