Revolução Tecnológica na Indústria Alimentícia
A indústria de alimentos é mais um dos setores que vem se revolucionando com o surgimento de novas tecnologias
O mundo vivenciou e vem vivenciando nos últimos anos uma verdadeira revolução tecnológica, sendo inúmeras as mudanças que cada um de nós pode vivenciar. Tais mudanças tem sido desde a forma de comunicação, até o modo de trabalho e o comportamento produtivo das indústrias. Com a tecnologia da informação passando a ser mais difundida, as cadeias produtivas vem sendo alteradas dia após dia e com a indústria dos alimentos não foi diferente. O melhor de tudo é que, além de se tornarem cada vez mais produtivas e competitivas, essa tecnologia ajuda as empresas a entregar cada vez mais alimentos com melhor qualidade e diversidade para o mercado consumidor, ou seja, mais qualidade e variedade para a nossa mesa.
Os personagens principais desse setor sabem que é necessário investir de maneira extensiva em tecnologias aplicáveis para que seu negócio passe a ter sucesso. Sendo assim, possuir recursos digitais, maquinário e ferramentas digitais, tornam uma empresa diferenciada e com mais chances de competir por um espaço nesse setor que é um dos que mais cresce no mundo. Entre esses diversos avanços, podemos citar alguns como: uso de um sistema de controle de qualidade e um que permita o gerenciamento dos insumos.
A digitalização dos processos presentes na indústria permitiu uma maior eficiência e flexibilidade na:
produção de alimentos (em micro e macro escalas)
atividades relacionadas a cadeia de valor
controle da qualidade e da segurança alimentar
Estes fatores, juntamente com a grande quantidade de informação disponível fruto da referida digitalização, melhorará a tomada de decisões por parte das equipes diretivas e de gestão, que detêm agora um conhecimento do consumidor mais detalhado do que nunca, abrindo diversas oportunidades no campo da personalização do produto e novas formas de interação. Revista TecnoAlimentar.
Blog Indeumak
Alguns grandes avanços desse setor estão logo abaixo.
Bacteriófagos
Esse novo método favorece muito a segurança alimentar com o uso de novos meios biológicos para a conservação de alimentos. Os bacteriófagos são vírus que infetam de forma específica e se multiplicam nas bactérias. Já se estudaram diferentes aplicações dos bacteriófagos na cadeia alimentar.
Embaladas Ativas
Esse tipo de embalagem foi desenvolvido com propriedades biocidas, antioxidantes ou absorventes de gases e são consideradas um dos grandes avanços tecnológicos dessa indústria. A embalagem ativa é aquela capaz de interagir química ou biologicamente com o alimento com o objetivo de melhorar a vida útil do alimento. Existem diversas aplicações, mas as mais comuns são as barreiras ao oxigênio, barreiras e umidade e as que bloqueiam agentes microbianos.
Imagem química para controle de qualidade
O uso de imagem química permita criar um mapa de composição do alimento, ou seja, fornecer a quantidade de gordura, proteína, água, em tempo real! É uma tecnologia revolucionária baseada na visão espectral que permite ir para além das limitações que têm os sistemas de inspeção convencionais. As imagens mostram as concentrações dos parâmetros de interesse em cada ponto do produto, o que proporciona mais informação e mais rigorosa.
Devido à capacidade de identificar a composição química, esta tecnologia permite diferenciar entre produto correto e matérias estranhas que possam aparecer na linha de produção. As suas aplicações são muitas e variadas: controle de processos analíticos, detecção de corpos estranhos em frutos secos, controlo de qualidade da matéria prima em preparados de pescado, entre outros.
Ou seja, mais um setor que é extremamente beneficiados com a revolução que estamos vivendo!
Sabia que a Optive pode ajudar sua empresa a se tornar mais competitiva no mercado?
Nos acompanhe nos nossos canais!