Impacto da tecnologia na Mineração.

O setor da mineração ainda possui muito espaço para a inserção de tecnologia em seu ambiente, contudo percebemos que existe uma certa resistência a incorporá-las no dia a dia da operação. Talvez isso ocorra pelo alto investimento associado à tais mudanças ou pelo processo engessado, entretanto os ganhos financeiros e de eficiência fazem valer a pena esse tipo de revolução. Atualmente, implementar funções tecnológicas na empresa pode ser o fator decisivo para que a operação possa funcionar ou para receber a liberação governamental de operação.

Após os desastres ambientais ocorridos no Brasil devido ao rompimento das barragens de rejeito da Samarco e Vale, 2015 e 2019 respectivamente, as empresas precisaram pensar em alternativas para que pudessem continuar suas produções. A deposição de rejeitos é um passivo ambiental que não vem sendo mais aceito pelos órgãos governamentais, sendo assim, foi necessária a busca de tecnologias que permitissem seu monitoramento e alternativas para deposição. Várias tecnologias estão sendo desenvolvidas para buscar a redução desses impactos ambientais e sociais. Softwares de monitoramento tem sido usados para a monitorar por imagem as barragens, a fim de identificar e alertar sobre movimentações que sejam irregulares e possam indicar algum tipo de risco.

Outro tipo de passivo da mineração é a questão da movimentação de massa que foi resolvido pela empresa Vale com a implementação de correias transportadoras. Essa mudança trouxe maior eficiência, maior produtividade, melhor oportunidade de negócios e aumento do controle do processo de transporte.

Além disso, com o uso de Big Data, impressão 3D e da Internet das Coisas (IoT) medidas de otimização, controle e automação de operações vem sendo melhoradas e se tornado mais eficientes. Torna possível ampliar a interconectividade das diversas etapas de produção e fornecimento de insumos, melhor monitoramento dos resultados e a viabilização de novas etapas de lavra e beneficiamento.

Usando o planejamento mais otimizado por meio do uso de dados, nuvem, sistema de gestão e Business Intelligence (BI) a tomada de decisões se torna mais facilitada, por exemplo auxiliando na identificação de áreas de extração e a melhora do sistema de britagem. Benefícios da implementação de tecnologias na operação da mina:

Alguns tipos de tecnologias que vem sendo implementadas são:

  1. Implementação de sensores, monitoramento, análise de processos em tempo real e integração com tecnologias de controle;

  2. Sistemas de controle e automação, com integração rápida entre os diversos mecanismos de produção e negócios, e modelos de simulação;

  3. Sistemas digitais para simulação e visualização 3D, capazes de permitir design de produto e definição de métodos de produção;

  4. Além de plataformas digitais, padrões e protocolos de comunicação para suporte a esse fluxo e integração de dados, compartilhados entre sistemas digitais e reais.

A Optive buscar trazer esses benefícios para seu empreendimento minerário.

Visite o nosso site para conhecer nossos produtos focados em gestão eficiente na mineração!

Instagram

LinkedIn