Hidrogéis

Já pensou um material que pode ser usado na mineração, no agronegócio e na medicina ao mesmo tempo? Hoje vamos conversar sobre esse objeto de estudo das ciências dos materiais.

Essa semana convidamos a ex-pesquisadora e aluna de Engenharia Metalúrgica da UFMG, Gabriela Campos, para apresentar sobre um material que vem sendo bastante estudado nas universidades: o Hidrogel. Atualmente, os hidrogéis tem sido uma forte linha de estudo devido ao seu grande leque possíveis aplicações em áreas totalmente diferentes.

Achou interessante? Então continua lendo que a entrevista ficou super legal!

1) O que é hidrogel?

É uma extensa rede de cadeia poliméricas que fazem ligação covalente, ou seja, uma ligação forte entre os seus átomos que dificilmente é quebrada, além de possuírem grande afinidade com a água. Por causa das ligações covalentes e da sua propriedade hidrofílica (grande afinidade com a água) os hidrogéis são capazes de expandirem em grandes quantidades sem serem rompidos.

2) Só para não ficar dúvida pra ninguém, o que é uma cadeira polimérica?

Cadeias poliméricas, são extensas cadeias compostas, em sua maioria, exclusivamente por carbonos.

3) Como esse material é produzido?

Existe mais de uma forma de produção do hidrogel, entretanto no laboratório em que trabalhei ele era produzido, principalmente, por meio de duas substâncias, o Metacrilato e a Gelatina porcina. Além disso, é necessária a utilização de uma substância sensível a luz ultravioleta (fotoindicador) e a exposição da mistura a essa luz ultravioleta por um período curto de tempo. Assim, o hidrogel formado apresenta textura gelatinosa similar a uma lente de contato.

4) Pensando em uma fabricação mais ampla, são gastos muitos insumos na produção?

Não, poucos insumos são gastos para produção, porém os insumos e processos envolvidos são caros, o que dificulta a produção em larga escala.

5) É necessário um laboratório especial para que ele seja produzido?

Sim, ele precisa de materiais e processos específicos. É possível adaptar laboratórios para sua produção, porém é necessário ter um laboratório suporte para realização da etapa de liofilização que consiste na retirada total de matéria líquida do material que adquire uma textura similar a de um isopor, assim são necessárias máquinas especiais.

6) Como ele pode ser aplicado?

Por sua característica hidrofílica o hidrogel é muito aplicado em operações que requerem grande utilização de água. Atualmente existem estudos em relação a aplicação do hidrogel na irrigação da plantação, na área da mineração de forma a manter as pilhas de minério úmidas e diminuir os efeitos da poluição. Existem estudos também em relação a aplicação na área da saúde.

Conta para a gente o que você achou nas nossas redes sociais!

Instagram

LinkedIn